segunda-feira, 5 de maio de 2008

Cultura Negra




Os NEGROS chegaram ao Rio Grande do Sul trazidos pelos portugueses, mas não existe dada exata de seu ingresso. Entretanto, com certeza sabemos, que o elemento negro teve presença marcante em todos os campos da construção do Rio Grande.
O braço negro surgiu como uma mão-de-obra inevitável para os portugueses na ocupação do Estado (RS), pois o índio não se adaptou a um trabalho tão forçado. Ele trabalhou na agricultura, na derrubada das matas para a construção das estradas, nos trabalhos domésticos das fazendas, no curtume, na construção civil, colhendo, plantando, moendo, carregando, sendo guarda-costa de seus donos, etc. Enfim, executando todo o tipo de atividade exaustiva e desgastante.
Mas o negro tem ainda, participação ativa nas lutas rio-grandenses (Guaranítica, Revolução Farroupilha, Revolução Federalista, etc). Foi soldado em todas as guerras, destacando-se nas tropas farroupilhas como militar da infantaria. Foi a guerra que aproximou o negro ao branco, pois lutaram por uma mesma causa e um mesmo ideal.
Por todo seu sacrifício, a nossa sociedade deve ser eternamente grata a esta nobre raça denominada NEGRA
O Brasil tem que assumir a cultura de seu povo e, nesse caso, a cultura afro-americana. A cultura traz grande contribuição para os embates e o caos da sociedade de hoje. A cultura negra é profundamente ecológica, assim como a cultura indígena.
Uma parcela significativa de nossa população é negra e sua cultura se enraizou e se mantém com grande vitalidade, expressando-se através de manifestações de caráter associativo, tanto no campo cultural quanto no social e religioso.
Sabemos que ainda hoje, embora poucos admitam, ainda há discriminação em relação ao negro, que ocorre nos espaços informais e formais. Conseqüência disso é que o maior contingente de população favelada e mal remunerada é negra.
Nosso país, entretanto, não pode se recusar a assumir a paternidade dos filhos pobres que tem gerado ilimitadamente, pois não haverá verdadeira humanidade e real democracia, enquanto povos estiverem mantidos marginalizados como ocorre aqui no Brasil.
A sociedade das classes dirigentes têm uma enorme dívida material e ética principalmente com os povos indígenas e a cultura negra.

Uma pessoa branca pode gostar de hip hop , mas no final ele sabe que vai ter de batalhar e estudar muito para conseguir conquistar uma vaga na universidade.

Para muitos , porém ser negro é também ser vítima.

O que eu tento dizer com essa expressão é que, mesmo que ainda haja racismo na sociedade, o maior problema para a comunidade negra não é o que os brancos pensam dela. O problema é cultural, o modo como os negros tratam a si próprios. Acho que as pessoas precisam ajudar a si próprias e umas às outras. É assim que as sociedades evoluem. Os negros, na verdade, sabem disso, dizem isso para si o tempo inteiro. O racismo em si é muito pouco discutido.






Comentado por : Francielle Silveira

Nenhum comentário: